Festa Cultural 2025 celebra a diversidade e o conhecimento construídos na FourC

A FourC Bilingual Academy realizou, no último sábado (14), sua tradicional Festa Cultural, reunindo famílias, alunos, educadores e convidados em uma celebração vibrante das múltiplas manifestações culturais que compõem nossa história e identidade. O evento foi o ponto alto do trabalho desenvolvido ao longo do trimestre, cujo eixo norteador foi o tema Cultura.

A festa foi resultado de um processo pedagógico cuidadosamente construído. Por meio de pesquisas, leituras, oficinas e ensaios, os alunos aprofundaram seus conhecimentos sobre costumes, tradições, ritmos e expressões artísticas de diferentes povos e regiões. A partir disso, transformaram o aprendizado em arte.

Converter esse conhecimento em algo novo é uma poderosa forma de aprendizado. Essa transposição de linguagem é uma técnica pedagógica que favorece a assimilação profunda dos conteúdos, pois exige interpretação, criatividade, senso crítico e autoria. Ao criar novas manifestações a partir do que foi estudado, os alunos se tornam protagonistas do próprio saber, ressignificando a informação e atribuindo a ela sentido pessoal e coletivo.

 

Cultura em movimento: uma programação rica e significativa

Dividida em três momentos ao longo do dia, a programação envolveu todos os segmentos da escola, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Cada grupo apresentou performances que dialogaram com os conteúdos abordados em sala de aula, conectando a teoria com a prática de forma criativa.

Os alunos da Educação Infantil ao Primário celebraram a cultura popular brasileira, com danças como “Bata a Bota no Chão” (Pingo de Gente) e Olha o Samba (Marielza Tiscate), além de homenagens às raízes locais com apresentações que contaram a história de Bauru e de grandes personalidades da cidade.

O Ensino Fundamental I também levou ao palco produções de artes visuais e teatro, explorando diversos elementos culturais, incluindo reflexões críticas sobre o patrimônio histórico e artístico de Bauru. Enquanto isso, o Ensino Médio apresentou espetáculos que uniram música, teatro e reflexões sobre identidade, liberdade e criatividade. O movimento Tropicalista, que surgiu no Brasil entre as décadas de 1960 e 1970, teve um papel de destaque nas apresentações.

Trabalhar o tema “cultura” ao longo do trimestre permitiu que os alunos conhecessem novos conteúdos e também desenvolvessem empatia, respeito à diversidade e consciência crítica sobre o mundo em que vivem. O processo foi conduzido de forma interdisciplinar, envolvendo áreas como História, Geografia, Artes, Literatura, Ciências Humanas e Linguagens, além de proporcionar momentos de convivência e construção coletiva.

Outras notícias: